O Espírito Santo voltou a ser foco da Petrobras nos investimentos de projetos de óleo e gás brasileiros. O comando de Prates será essencial para o desenvolvimento das operações do FPSO Maria Quitéria ao longo dos próximos meses.
A petroleira estatal Petrobras retoma um de seus polos de investimentos no mercado de petróleo e gás, o estado do Espírito Santo. Sob comando de Prates, a empresa planeja alcançar a produção de 275 mil barris por dia até 2026, após dar início à produção no FPSO Maria Quitéria. Além da plataforma, a empresa visa investir na descarbonização, compromisso ambiental e transição energética no estado.
Espírito Santo volta a ser um dos polos de investimentos da Petrobras em projetos de óleo e gás sob o comando de Jean Paul Prates em 2023
A chegada de Jean Paul Prates à presidência da Petrobras vem trazendo relevantes mudanças nos investimentos futuros da companhia. Além da expansão da fronteira de exploração no Brasil, a empresa retomou alguns focos no mercado de óleo e gás nacional.
Entre eles, está o estado do Espírito Santo, que se prepara para um forte plano de investimento da companhia, principalmente com o início da produção no FPSO Maria Quitéria, que está cada vez mais próximo.
O objetivo da estatal é saltar de uma produção atual de 155 mil barris por dia para 275 mil barris por dia ao fim do ano de 2026. Dessa forma, ela conseguirá aproveitar ainda mais o alto potencial produtivo da região.
Os investimentos da petrolífera no estado foram apresentados por Jean Paul Prates, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço, no último dia 02.
Mas não só de exploração de óleo e gás viverá o Espírito Santo, visto que o plano de investimentos da Petrobras vai além do FPSO Maria Quitéria para a área.
“Vamos juntos trabalhar em projetos importantes, inclusive em novas fronteiras, como a descarbonização, com a injeção e armazenamento de carbono. Estamos investigando essa possibilidade no campo de Jubarte, para limpar a nossa atmosfera. Temos ainda pela frente pré-sal, gás natural, biocombustíveis, injeção de carbono. Muita coisa para fazer ainda”, afirmou o executivo.
Com investimentos da estatal na produção do FPSO Maria Quitéria, setor de óleo e gás do Espírito Santo pode obter até 2500 vagas de emprego com o projeto
Após anos de queda no segmento de petróleo e gás natural do Espírito Santo, o estado voltou a crescer nas projeções futuras.
A chegada de Prates e dos novos investimentos da Petrobras no ramo de óleo e gás serão essenciais para isso.
Segundo o plano de produção do FPSO Maria Quitéria, a projeção é de que sejam entregues mais de 2500 vagas de emprego com salários de R$ 3 mil a R$ 30 mil aos moradores do estado.
Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), reforçou a importância do estado do Espírito Santo no segmento de óleo e gás nacional.
A região é uma área com grande potencial de exploração dos combustíveis, mas precisa dos investimentos necessários para tal.
Fonte: clickpetroleoegas