A tecnologia e recursos digitais avançados já estão em uso e devem revolucionar as operações offshore nos próximos anos. Durante o painel “Inteligência Artificial – a revolução digital no O&G”, realizado nesta terça-feira (27), na Rio Oil & Gas, executivos da TotalEnergies, Repsol Sinopec, Radix e NVIDIA apresentaram no que as novas ferramentas já estão apoiando o setor.
Para a Coordenadora de Projetos Digitais da TotalEnergies, Mariana Kobayashi (foto), a mistura de diferentes tipos de modelagens, como Inteligência Artificial e Machine Learning, tem sido uma peça importante para a companhia em diversas aplicações. “Tanto no refino, quanto na logística e no setor de exploração e produção, conseguimos evitar acidentes e vazamentos. Temos resultados excelentes em toda a cadeia logística”, ressaltou.
O sócio-fundador da Radix, Geraldo Rochocz, explicou que é preciso olhar a aplicação de novas tecnologias, mas sem esquecer de todo o histórico da empresa e das ferramentas que já foram usadas no passado. “A revolução da Inteligência Artificial (IA) está apenas no começo. Essas tecnologias abrem muitas possibilidades para o futuro. Temos um potencial gigantesco com novas técnicas para o setor de óleo e gás”, disse.
Para Tamara Garcia Bermejo, Gerente de Tecnologia e Inovação da Repsol Sinopec, a digitalização representa uma oportunidade segura para empresas de upstream e toda a cadeia de fornecimento. “Temos conseguido excelentes resultados, como a otimização nos transportes de pessoas, na entrega de equipamentos nas operações offshore e em toda a nossa parte logística”, disse.
Fonte: tnpetroleo