O combustível sintético que está sendo desenvolvido pela HIF Global LLC, com investimento da Porsche, ajudará na diminuição de gases do efeito estufa e promete reanimar o mercado de carros à combustão
A multinacional Porsche anunciou na quinta-feira (7) que realizará um novo investimento em torno de US$ 75 milhões, equivalente a mais de R$ 355 milhões, na HIF Global LLC, uma holding que trabalha com projetos renováveis e na produção direta da gasolina sintética capaz de substituir os combustíveis fósseis. Por meio dessa ação, a Porsche, que tem sede na Alemanha, vai adquirir uma participação a longo prazo na empresa HIF Global LLC, sediada no Chile, para impulsionar e produzir ainda este ano o primeiro combustível sintético a nível comercial.
A empresa chilena HIF Global LLC está envolvida em um inovador projeto, que é a planta piloto Haru Oni, localizada na cidade portuária de Punta Arenas, no Chile, que está sendo construída pela Porsche. De acordo com a multinacional alemã, a produção do eFuel, um combustível sintético ecológico à base de eletricidade, poderá começar ainda este ano.
Quando a primeira etapa for concluída, a multinacional Porsche terá duas expansões do complexo, sendo uma em 2024 e a outra somente em 2026, saltando a produção previamente estimada para 55 e 550 milhões de litros do combustível sintético, respectivamente. Além da Porsche, o processo na fábrica denominada Haru Oni tem outros grandes parceiros de renome.
Marcas como a Siemens Energy e a ExxonMobil estão envolvidas na produção de combustível a partir de hidrogênio e dióxido de carbono (CO2), utilizando a energia eólica. Com o investimento atual da montadora alemã, será possível que sejam desenvolvidas plantas adicionais no Chile, nos Estados Unidos e também na Austrália.
Uso de gasolina sintética ajudará a reduzir emissão de gases
A Porsche está planejando usar, inicialmente, a gasolina sintética que será produzida nessas instalações em veículos de competição, ou seja, carros de corrida. Porém, no futuro, o combustível sintético eFuel deverá estar presente em carros convencionais, nas fábricas, e dentro dos Centros de Experiência da Porsche, que ofertam passeios de pista, tipo “test drive”, aos seus clientes. De acordo com a multinacional alemã, a gasolina sintética ajudará a reduzir substancialmente as emissões de carbono.
De acordo com Michael Steiner, um dos integrantes da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Haru Oni, a estimativa é de que o eFuel ajude a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera em motores onde acontece a queima de combustíveis fósseis em até 90%.
A multinacional Porsche, por sua vez, acredita que o uso de combustível sintético ajuda em uma redução maior ainda nas emissões do que a porcentagem obtida com carros elétricos, obviamente levando em consideração os diferentes processos de fabricação. No entanto, dúvidas tem sido levantadas em relação ao perfil sustentável desse componente, como a mídia avaliou em meados de dezembro de 2021.
De acordo com um estudo da equipe ambiental Transport & Environment, T&E, o combustível sintético que é desenvolvido por meio de mecanismos que auxiliam na modificação dos hidrocarbonetos acaba gerando tanta poluição quanto a queima de combustíveis fósseis nos motores de carros convencionais.
Fonte: clickpetroleoegas