No caso do óleo diesel, a variedade padrão está sendo vendida atualmente a R$ 6,33 em média, marcando uma queda de 3,29% na primeira quinzena de março.
Essas estatísticas são cortesia do Ticket Log Price Index (IPTL). No período de 1º a 13 de março, o Diesel S-10 apresentou queda de 3,17%, fechando o preço a R$ 6,43 o litro. Segundo rankings recentes, a região Sul conquistou o primeiro lugar nos recuos mais notáveis do preço dos combustíveis, com o tipo comum e o S-10 alcançando 4,06% e 4,23%, respectivamente.
Douglas Pina, Diretor Geral de Mobilidade da Edenred Brasil, afirmou em nota que o preço do combustível deve apresentar tendência de queda, exceto o diesel. “Isso se confirma quando analisamos a variação do preço do litro em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas o estado do Amazonas, onde todos os combustíveis estavam em alta, teve alta de 1,92% no diesel comum e de 1,92% no gasóleo normal. De acordo com o IPTL, o S-10 é de 59 por cento”, disse.
Entre os estados, Sergipe teve as maiores quedas – 6,90% para o diesel comum e 7,66% para o S-10. O estado do Paraná tem os preços médios mais baixos, R$ 5,72 para o diesel comum e R$ 5,79 para o diesel S-10. Roraima vende o diesel mais caro do país a R$ 7,69 o diesel comum e R$ 7,79 o S-10. O IPTL é um índice de preços de combustível calculado a partir do abastecimento em 21.000 estações de serviço Ticket Log aprovadas.
Preço do etanol e gasolina no Brasil
Para a gasolina, o preço médio de venda no país foi de R$ 5,88, alta de 9,04% em relação a fevereiro. “A redução de 3,93% no preço da gasolina anunciada na última vez não foi suficiente para conter a alta causada pelo aumento do preço dos combustíveis, que teve altas nos postos de abastecimento de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal”, disse Pina.
O preço médio do etanol acompanhou a alta da gasolina, e o preço médio no final do período foi de R$ 4,60, alta de 3,81% em relação ao mês anterior.
Porque o preço dos combustíveis é tão debatido pelo governo?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preocupado com o impacto que o aumento dos preços dos combustíveis pode ter sobre o apoio de seu governo, busca uma solução alternativa para restabelecer os impostos sobre gasolina e etanol. No ano passado, o governo de Jair Bolsonaro (PL) introduziu um corte geral do PIS/Cofins para baratear os preços dos combustíveis, medida que os críticos veem como eleitoral.
O governo teme que o abatimento do imposto leve ao aumento do preço dos combustíveis, prejudicando a popularidade neste começo de mandato.Além disso, o governo está monitorando o risco de que os preços mais altos do diesel possam levar a protestos dos caminhoneiros.
No que diz respeito à gasolina, os críticos da isenção argumentam que o preço do combustível tem pouco impacto sobre a população mais pobre, que normalmente não usa carro próprio. Por outro lado, além de pressionar a classe média e os ricos, o projeto também afetará trabalhadores de baixa renda, como entregadores e motoristas de aplicativos.
Fonte: clickpetroleoegas