Conteúdos para te Informar

Fatos e Tendências Industriais Essenciais que Mantêm Você Sempre Informado e Preparado para o Futuro.

Colaboração internacional e educação avançada impulsionam indústria nacional

Colaboração internacional, progrmação artística e avanços na educação são os pilares que impulsionam a indústria nacional nesta semana, com iniciativas que fortalecem a capacitação técnica e a inovação. Vem conferir tudo no Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, o que foi destaque nos estados!

SENAI recebe comitiva chinesa e fortalece aproximação com gigante asiático

Encontro

O objetivo do encontro foi mostrar o trabalho desenvolvido pelo SENAI e discutir possibilidades de cooperação entre os dois países, com foco em desenvolvimento de competências e formação profissional.

Uma comitiva da China formada por 11 representantes de instituições de ensino e do setor automotivo chinês esteve no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) nesta semana para fortalecer a aproximação entre os dois países e implementar projetos de cooperação técnica nas áreas de educação e inovação. 

A missão é uma iniciativa da Embaixada da China no Brasil, que contou com o apoio do SENAI e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Os participantes da delegação chinesa são de quatro organizações ligadas à indústria e à educação: o Centro de Desenvolvimento da Educação Profissional – que integra o Ministério da Educação da China -, a Universidade Politécnica de Shenzhen, a Universidade Politécnica de Shandong e a Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos. 

Para o superintendente Felipe Morgado, essa é mais uma oportunidade de estreitar laços e fomentar a cooperação para formação de profissionais e pesquisa nos dois países. A Universidade Politécnica de Shenzhen, por exemplo, é uma das mais antigas do país com oferta de educação profissional superior, tendo se tornado referência mundial em transformação digital e inovação para o ensino técnico. Com mais 30 mil alunos, tem parceria com 194 universidades e instituições de educação profissional em 42 países. 

“Em uma cooperação, ganham os dois países. A China se destaca na formação profissional, no desenvolvimento e uso de tecnologias e teve ótimos resultados nas últimas edições do mundial de profissões técnicas, a Wordskills, que acontece a cada dois anos. Já o SENAI tem a expertise técnica e infraestrutura de ponta em eletrificação de veículos, área na qual a China tem investido bastante”, observa Morgado.

SENAI e BYD assinam acordo de cooperação para projetos de educação, tecnologia e ciência

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida, deixou clara a importância de novos investimentos para o desenvolvimento da Bahia

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida, deixou clara a importância de novos investimentos para o desenvolvimento da Bahia

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do estado da Bahia e a BYD Auto do Brasil assinaram, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), um protocolo de intenções para cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica. Na oportunidade, também foi assinado um contrato para formalizar a primeira ação da parceria entre as organizações, voltada para a formação de profissionais.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, projetou uma futura parceria para a criação de um grande centro tecnológico da montadora chinesa na Bahia. “Que a gente possa evoluir aqui, com todo esse ambiente que temos hoje graças ao SENAI Cimatec, e possamos ser um grande centro tecnológico da BYD fora da China”, enfatizou.

“Esse protocolo de intenções reforça a missão do SENAI Bahia de apoiar as indústrias que se instalam aqui no estado, seja com serviços na área de educação profissional ou de tecnologia, assim como já ocorreu com outras empresas de diferentes setores, como os de papel e celulose, automotivo e de energia, por exemplo”, ressalta o presidente da FIEB e do conselho regional do SENAI Bahia, Carlos Henrique Passos.

SENAI e SEBRAE promovem Road Show da nova edição do “Brasil Mais Produtivo”

Novo Brasil Mais Produtivo, conhecido como o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital das empresas no país, representa um passo imprescindível para a indústria colocar o Brasil em um novo patamar de produtividade.

Considerando isso, micro, pequenas e médias empresas do Paraná foram convidadas a participarem do Road Show do Brasil Mais Produtivo. Durante o encontro, empresários paranaenses tiveram a oportunidade de conhecer o programa e as quatro modalidades que contemplam a iniciativa.

O programa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para a oferta de soluções.

Ao todo, serão destinados R$ 2 bilhões para o engajamento de 200 mil empresas até 2027, com atendimento direto a 93 mil. Além disso, o programa oferecerá um ciclo completo de acesso ao conhecimento, que passa por aperfeiçoamento da força de trabalho, requalificação, melhores práticas de gestão, digitalização, otimização de processos produtivos e aumento de eficiência energética, culminando com crédito a juros baixos ou recursos não reembolsáveis para adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 e às smart factories, ou fábricas inteligentes.

Energisa e SENAI prorrogam inscrições para curso de eletricistas exclusivo para mulheres até dia 20 de julho

Mulher eletricista.

A Energisa tem como premissa promover inclusão e diversidade. Foto: Shutterstock

SENAI-TO, em parceria com a Energisa Tocantins, lançou um curso de formação de eletricistas de redes dedicado exclusivamente a mulheres, em uma clara iniciativa para promover a inclusão feminina em uma área predominantemente masculina. As inscrições foram prorrogadas e encerram no dia 20/07.

“Este projeto é um marco importante para a promoção da igualdade de gênero no setor elétrico, proporcionando às mulheres a oportunidade de se qualificarem e se destacarem”, afirmou a diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula.

Para se candidatar ao curso, as interessadas precisam cumprir determinados requisitos: ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (categoria B) e disponibilidade para frequentar as aulas teóricas e práticas no período noturno de segunda a sexta-feira. A Energisa também destacou o desejo de incluir mulheres indígenas e quilombolas, visando reforçar a diversidade e o aprendizado coletivo no treinamento.

ExpoTech 2024 apresenta novas tecnologias e tendências de mercado para setores de saneantes, cosméticos e tintas

almoço com a imprensa

A 6ª edição da ExpoTech foi lançada em almoço com a imprensa. Foto: Darío G. Neto para ML Comunicação

O setor industrial da Bahia é robusto, com cerca de 220 empresas registradas, conforme os dados da RAIS 2022. Visando a atualização sobre inovações de mercado, a ExpoTech 2024 será realizada nos dias 22 e 23 de julho, no SENAI CIMATEC. Em sua sexta edição, a feira traz um crescimento de 16% no número de expositores, refletindo o compromisso de aproximar as indústrias, em especial as de menor porte, dos fornecedores de tecnologia avançada, potencializando o alcance para todo o Nordeste ao longo dos próximos cinco anos.

O evento é uma iniciativa conjunta de entidades que representam os segmentos envolvidos, como o Saneantes da Bahia e o SINDCOSMETIC, além do SEBRAE-BA. Conta com o apoio de instituições de peso como o Banco do Nordeste e o Governo Federal, além do SESISENAI-BAFederação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e SENAI CIMATEC. Juan Rosário Lorenzo, diretor da Expotech, enfatiza a importância do evento na expansão dos horizontes comerciais, mirando a integração de toda a região Nordeste na feira.

O anúncio da realização da ExpoTech 2024 foi feito em um evento no Restaurante Barbacoa, onde o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou o papel vital da feira na promoção da inovação e aprimoramento da produtividade das empresas dos respectivos setores. Personalidades como Franklin Santos, do SEBRAE-BA, e Pedro de Lima Neto, do BNB, também ressaltaram a relevância do evento durante o lançamento.

SENAI Ceará certifica mais 330 pessoas em diversos cursos no Programa Fortaleza + Futuro

Pessoas juntas em um auditório

Também foram certificadas pessoas formadas em cursos ofertados pelo SENAC-CE, com a presença do Gerente da unidade do Centro, Wagner Forte

A manhã desta quinta-feira, 18/07, foi de realização para as 330 pessoas certificadas em cursos do SENAI, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Programa Fortaleza + Futuro. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório da Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro da capital, com a presença do Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, e do Secretário Municipal Rodrigo Nogueira.

“Hoje foi um dia festivo, de grandes conquistas. Parabenizo o Secretário Rodrigo Nogueira, pela parceria que temos com SDE, nesse grande projeto que é o Fortaleza + Futuro. A melhor maneira de investir nas pessoas é por meio da educação e da qualificação profissional. Com isso, podemos melhorar as condições de vida da nossa população e ajudar a diminuir as desigualdades sociais”, disse Paulo André Holanda.

Pelo SENAI, foram concluídas turmas de Fabricação de Sorvetes Regionais, Fabricação de Salgados, Fabricação de Bombons Trufados, Salgados para Festas, Confeitaria Básica, Fabricação de Bolos e Tortas, Costura Feminina em Tecido Plano, Modelagem em Moda Feminina em Malha, Costura em Jeans, Excel Pleno e Informática Básica.

“É muito importante sempre contar com os melhores parceiros. O Sistema ‘S’ como um todo tem qualificações de muita qualidade e isso é nossa certeza de que é um trabalho que será bem entregue”, comentou o Secretário Rodrigo Nogueira.

Claudio Bier toma posse como Presidente do Sistema FIERGS nesta quinta-feira

Bier

Junto com Bier assumem também as diretorias da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) para a gestão 2024/2027. Foto: Edivan Rosa

Diretor-presidente do Grupo Masal SA, Claudio Bier, 81 anos, ocupa uma das vice-presidências da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS-RS) e exerce mandato como presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS). Nascido em Santo Antônio da Patrulha, antes de adquirir a Masal, em 1983, atuou nos ramos dos transportes e extração de madeiras. Após conseguir recuperar financeiramente a Masal, Bier abriu um complexo industrial da empresa em Farroupilha e expandiu as atividades comerciais para a China, Turquia e países da América Latina. Em 2001, adquiriu a Fundição Jacuí, de Cachoeira do Sul. Entrou para o ramo da navegação em 2018, quando comprou em Taquari o Estaleiro Colorado.

Ao presidir a FIERGS/CIERGS, o industrial também passará a administrar o Serviço Social da Indústria (SESI-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL-RS).

Como participar do Brasil Indústria? 

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Fonte: portaldaindustria

Compartilhar:
Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Quem somos

A Pronta Entrega oferece soluções práticas e eficientes, destacando-se pela qualidade dos serviços e atendimento personalizado. Comprometidos com a sustentabilidade, buscamos minimizar nosso impacto ambiental com uma equipe qualificada e inovadora.

Receba novidades do 
Pronta Entrega em seu e-mail.