BYD traz ao mercado o novo carro elétrico mais barato do Brasil. O modelo entrega autonomia de até 400 km e velocidade máxima de 160 km/h.
A BYD anunciou nesta quarta-feira (28), seus planos de lançar o carro elétrico mais barato do Brasil. Trata-se do BYD Dolphin, um hatchback e, apesar de pertencer ao setor de entrada, marca presença em nosso país com tecnologias essenciais como sensor de estacionamento na parte frontal e central multimídia giratória com 12,8 polegadas.
Carro elétrico mais barato do Brasil entrega 400 km de autonomia com uma única carga
O Dolphin é o carro elétrico mais simples da BYD e, mesmo assim, ainda conta com uma central multimídia de 12,8 polegadas e sensor de estacionamento frontal. A bateria do carro elétrico mais barato do Brasil promete cerca de 400 km de autonomia e recarga rápida, tracionando as rodas com 96 cavalos e 18,3 kgfm de torque instantâneo.
Já em questão de tecnologia, a multinacional BYD equipou o hatchback com freio automático, assistente de subida em rampa e tensionador do cinto de segurança. Tudo isso chega com um preço menor que o Kwid E-Tech, que era o carro elétrico mais barato do Brasil.
Aos poucos o mercado de veículos elétricos do país vai recebendo modelos menos caros e a BYD entra nesta ideia com seu modelo de entrada lá fora, que por aqui ainda está longe de se tornar popular. O compacto possui este nome por seguir com a ideia de temas marinhos, já que em tradução para o português ele seria conhecido como golfinho.
Por dentro, o visual do modelo está mais do que reforçado, seguindo a mesma linha apresentada no elétrico comercializado acima dele, o Yan Plus. Isso significa que existem cores mais claras para baixo da linha do painel e elas lembram areia, enquanto por cima em curvas bem suaves, a tonalidade escurece e a sensação é de ondas do mar.
Carro elétrico mais barato do Brasil estreia com bateria de lâmina
Olhando para o carro em si, o BYD Dolphin entrega pontos tradicionais para a marca chinesa. Isso inclui o volante mais largo, central multimídia giratória que fica de pé ou deitada com suas 12,8 polegadas. Já o painel de instrumentos é pequeno como no caso do Yan Plus e lembra os veículos elétricos da Volkswagen, exibindo 5 polegadas com apenas o básico e disponibilizando quase nenhuma personalização.
No mercado nacional, o carro elétrico barato chega em versão única com 44,9 kWh de bateria no estilo blade. Ela tende a entregar uma densidade energética menor, entretanto é mais segura em casos de acidente com o carro.
A promessa da montadora é de autonomia para cerca de 400 km com apenas uma carga. Para carregar as baterias, o modelo possui inversor de 6,6 kW, que poderia ser maior. Em carregadores rápidos, com até 60 kW, o modelo sai de 30% e vai até 80% da bateria carregada novamente em apenas 25 minutos, o que seria suficiente para adicionar 200 km de autonomia.
Modelo da BYD pode chegar ao mercado abaixo dos R$ 149 mil
Como não se trata de um carro focado na velocidade, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos e o carro elétrico barato alcança até 160 km/h no velocímetro.
O motor elétrico entrega 95 cavalos de potência e torque marcado em 18,3 kgfm. Isto é o suficiente para entregar uma ótima experiência na cidade e conforto para viagens. O BYD Dolphin chegará ao mercado brasileiro nas próximas semanas com um preço sugerido de R$ 149.800.
Desta forma, ele chega um pouco abaixo dos R$ 149.999 do Kwid E-Tech e Cherry iCar, que eram os carros elétricos mais baratos do país.
Fonte: clickpetroleoegas