Dia 20 de junho, em assembleia geral de associados, a Abegás apresentou ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, uma pauta com cinco propostas determinantes para o desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil:
- Corredores Azuis/Corredores sustentáveis em modais de transporte de carga e modais municipais para ônibus;
- Aumento da oferta do gás nacional para que o país possa ter melhor condição comercial e melhor competitividade para a indústria nacional;
- Viabilizar a exploração e produção da margem equatorial, cumprindo o compromisso social de desenvolvimento, emprego e renda para a população mais pobre, totalmente em linha com o programa do governo federal (Gás para empregar);
- Ampliação das infraestruturas de escoamento da produção, estação de tratamento de gás natural (UPGN) e gasodutos de transporte; e
- Viabilização de gás natural para a indústria química, petroquímica e fertilizantes.
O encontro com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aconteceu na quinta (20), no Novotel Salvador Hangar Aeroporto, em Salvador. Também participaram quatro secretários de Estado da Bahia: Afonso Florence (Casa Civil), Ângelo Almeida (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Davidson Magalhães (Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Sérgio Brito (Secretário de Infraestrutura).
Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da Abegás, o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza (foto), a audiência com o Governador representa um marco para a história da Associação. “A receptividade do Governador com os pleitos apresentados pela Abegás foi positiva e correspondeu às nossas expectativas, principalmente no que tange à importância do gás natural como matéria-prima e para a revitalização da indústria de fertilizantes. O Governador mostrou entusiasmo com o projeto dos corredores sustentáveis e se comprometeu a levar ao Governo Federal, através dos ministros e do Consórcio dos Governadores do Nordeste, toda essa pauta”, afirmou.
Para o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, o apoio do Governador da Bahia é fundamental. “Jerônimo Rodrigues é uma das mais importantes lideranças regionais de um estado que tem muita importância econômica que é chave para o mercado de gás brasileiro. Seu poder de articulação com o governo federal também representa um grande impulso para a construção de uma agenda estratégica de crescimento econômico e social. O Brasil precisa gerar renda e empregos e o setor de gás canalizado tem muito a colaborar. Precisamos de políticas públicas para evoluir rapidamente com a construção de infraestrutura e o crescimento da oferta nacional, garantindo a segurança energética e ganhos ambientais”.
Antes do encontro com o Governador, a Abegás realizou ainda sua 53ª Reunião do seu Conselho de Administração. Na ocasião, os participantes se reuniram para discutir temas como o mercado de gás natural brasileiro, os esforços desenvolvidos pelas distribuidoras e os recentes avanços regulatórios.
Fonte: tnpetroleo